Como Certificar Sua Empresa

O diagrama a seguir descreve os passos para realizar a avaliação de uma empresa.

MPT - Como Certificar Sua Empresa

  1. O processo é iniciado com a identificação da necessidade de uma avaliação pela Organização interessada.
  2. A Organização entra em contato com uma Instituição Avaliadora que elabora uma Proposta de Avaliação.
  3. Uma vez aceita a Proposta de Avaliação, tem início o planejamento, que envolve a elaboração do Plano da Avaliação e da Agenda da Avaliação, seguido pela preparação da avaliação que inclui o preenchimento da Planilha de Evidências e assinatura do Acordo de Confidencialidade pelo Avaliador Líder e pela Organização.
  4. Finalizando a preparação da avaliação, o Avaliador realiza uma pré-avaliação para garantir que as evidências estão disponíveis e verificar se há alguma pendência para a realização da avaliação.
  5. Caso haja alguma questão a ser resolvida, volta-se para a preparação da avaliação.
  6. Se o parecer da pré-avaliação for positivo, é iniciada a avaliação, onde a Equipe de Avaliação coordenada pelo Avaliador Líder analisa as evidências, realiza entrevistas com integrantes da avaliação, identifica os achados da organização e caracterizam o nível de maturidade da Organização.
  7. Todas as informações da avaliação são então documentadas pelo Avaliador Líder e pela Equipe de Avaliação, produzindo o Relatório da Avaliação e o Resultado da Avaliação.
  8. As informações documentadas no Relatório da Avaliação e no Resultado da Avaliação são também compiladas em Apresentação dos Resultados, que é oferecida à Organização.
  9. A avaliação, junto com a documentação elaborada, também deve ser auditada pela Unidade Executora. Caso questões sejam identificadas na auditoria, estas devem ser resolvidas pelo Avaliador Líder.

Se auditada com sucesso, o Resultado da Avaliação é então publicado pela Unidade Executora.

 

Para maiores informações, entre em contato com o Núcleo de Gestão do MPT.Br.

Print Friendly, PDF & Email