SBQS 2021: XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE

08 a 11 de novembro de 2021, Vitória, Espírito Santo, Brasil (on-line)

http://sbqs.sbc.org.br

 SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software. Ao longo do tempo, a comunidade científica e de prática proporcionou a criação de métodos, técnicas, paradigmas, ambientes e ferramentas de desenvolvimento, modelos de ciclo de vida, modelos de maturidade, melhores práticas, dentre outros, que largamente impactaram a forma como se faz a Engenharia de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual em software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação é tanto uma necessidade como um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software se encontram para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software. O SBQS acredita na importância de aproximar pesquisadores, praticantes e educadores de Engenharia de Software na discussão sobre o papel da qualidade na construção de software hoje e no futuro.

 Datas importantes

  • Registro do artigo (submissão do resumo): 05 de julho de 2021
  • Prazo final para submissão do artigo: 12 de julho de 2021
  • Período de Rebuttal: 13 a 16 de agosto de 2021
  • Notificação de aceitação: 21 de agosto de 2021
  • Prazo para envio da versão final: 28 de agosto de 2021

 Trilhas do SBQS 2021

O SBQS 2021 contará com 3 trilhas com chamadas de trabalhos:

  • Trilha de Trabalhos Técnicos: Esta trilha tem interesse em trabalhos de alta qualidade técnica descrevendo resultados originais e ainda não publicados relacionados à Qualidade de Software. Esperam-se artigos descrevendo resultados pioneiros de pesquisa na área de Qualidade de Software com contribuição acadêmica. Os artigos podem apresentar trabalhos conceituais, empíricos, experimentais ou teóricos. O SBQS encoraja a publicação da avaliação e análise dos resultados apresentados nos artigos. Resultados obtidos por meio de técnicas experimentais, sejam estudos primários ou secundários, e análises qualitativas ou quantitativas são bem-vindos.

  • Trilha de Relatos de Experiência: Esta trilha tem interesse em contribuições que estejam baseadas em casos práticos, onde abordagens, modelos, técnicas, ferramentas etc. que apoiam a Qualidade de Software tenham sido utilizados em empresas, gerando novos conhecimentos após a sua avaliação. Seu principal propósito é trazer para o público do SBQS experiências que possam ser discutidas e implementadas por outras empresas e/ou consideradas como conhecimentos relevantes para futuras pesquisas em Qualidade de Software.

  • Trilha de Educação em Qualidade de Software: Esta trilha tem interesse em contribuições que abordam desafios, inovações e melhores práticas no ensino de Qualidade de Software. Seu principal propósito é discutir como promover a aprendizagem significativa sobre Qualidade de Software aos futuros profissionais e pesquisadores da área.

 Além destas trilhas, o SBQS 2021 realizará o tradicional Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS), e o Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS):

  • CTDQS: Visa divulgar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, no ano de 2020. Serão premiadas as teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica de Qualidade de Software.

  • WTDQS: É um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Qualidade de Software em desenvolvimento no Brasil. O objetivo é propiciar um ambiente construtivo para discussões, dando oportunidade aos alunos de obter feedback sobre os seus trabalhos e um posicionamento em relação à pesquisa em Qualidade de Software. Além disso, pretende-se estimular a integração e a cooperação de pesquisadores da área e oferecer maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial.

 Por fim, o SBQS 2021 contará com duas trilhas especiais:

  • Trilha Industry Talks: Esta trilha proporciona um espaço para que a indústria de software possa apresentar e discutir problemas do mundo real significativos e soluções práticas relacionados à Qualidade de Software. Participarão desta trilha, tanto empresas já consolidadas, quanto empresas que estão em busca de se consolidarem no mercado, como é o caso das startups. Com isto, visamos o enriquecimento das discussões tendo em vista a diversificação de problemas e a utilização de técnicas, práticas e ferramentas adaptadas para contextos diferentes.

  • Trilha SBQS 20 Anos: Esta trilha é especial e celebra o aniversário do SBQS, com o propósito de reunir um conjunto de pontos de vista bem descritos sobre o passado, presente e futuro da pesquisa brasileira em Qualidade de Software. Acreditamos que este evento será um marco para os próximos trabalhos neste campo no Brasil. Em particular, espera-se que essa trilha especial sirva de referência para pesquisadores, profissionais e educadores entenderem as mais recentes inovações, tendências, experiências e preocupações que envolvem a pesquisa brasileira em Qualidade de Software.

 Journal First – SBQS 2021

O SBQS está em parceria com o periódico internacional “Journal of Software Engineering Research and Development” (JSERD) para incorporar os artigos deste periódico como Journal First na Trilha de Trabalhos Técnicos do SBQS 2021.

Autores dos artigos publicados recentemente neste periódico e que atendam aos critérios de avaliação, estão sendo convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no SBQS. Isso oferece uma oportunidade para os autores discutirem seus trabalhos com a comunidade de qualidade de software, bem como enriquecer o programa técnico do SBQS.

Os seguintes critérios de avaliação serão utilizados para selecionar artigos como Journal First no SBQS 2021:

  • O artigo deve ter sido publicado no JSERD como: Artigo de Pesquisa, Estudo de Caso ou Revisão Sistemática;
  • O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos de conferências prévias;
  • O artigo foi aceito para publicação no periódico até 1º de Janeiro de 2021;
  • O artigo não foi apresentado em nenhuma outra conferência como Journal First;
  • Ao menos um dos autores do artigo selecionado como Journal First deve se registrar e comparecer ao SBQS 2021 para apresentá-lo.

Autores interessados em apresentar um artigo como Journal First no SBQS 2021 precisam enviar um e-mail para os Coordenadores de Programa – Rodrigo Santos (rps@uniriotec.br) e Sandro Bezerra (srbo@ufpa.br) – com o assunto “Journal First – SBQS 2021” até 31 de julho de 2021. A seguinte informação deve ser fornecida: (i) título do artigo, (ii) lista de autores, (iii) o link da página web para acessar o artigo; e (iv) uma breve declaração sobre como o trabalho satisfaz os critérios acima.

 Preparação e Submissão dos Artigos (caso das três trilhas com chamadas)

Todos os artigos submetidos devem estar no formato PDF e devem seguir o formato em duas colunas da ACM para conferências (Interim Template), disponível em ACM SIG Proceedings Templates. Recomenda-se fortemente o uso de LaTex (sigconf). Neste caso, os autores devem usar a classe acmart.cls fornecida no modelo com o formato da conferência habilitado no preâmbulo do documento: \documentclass[sigconf]{acmart}, além de também aplicar o estilo de bibliografias ACM-Reference-Format.bst fornecido no modelo: \bibliographystyle{ACM-Reference-Format}.

Caso os autores optem por utilizar o formato Word, devem estar atentos ao fato de que a versão de duas colunas (Interim Template) deve ser utilizada para a submissão. Entretanto, trata-se de uma versão desatualizada da ACM e, caso o artigo seja aceito, os autores terão que passar para o novo modelo de coluna simples (ACM Primary Article Template – Microsoft Word: Mac 2011, Mac 2016 e Windows) e tratar os erros de macros na importação no sistema da ACM até que a versão do artigo esteja correta e validada.

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês. Submissões em inglês são fortemente encorajadas. Os anais do evento serão indexados on-line. A coordenação do evento está em processo de negociação para publicar os artigos completos das trilhas do SBQS na ACM DL.

O processo de revisão dos artigos inclui um período para rebuttal, no qual os autores terão acesso aos comentários dos revisores e poderão apresentar argumentos e respostas aos comentários e questionamentos apresentados pelos revisores antes da decisão final pela aceitação ou rejeição do artigo.

A aceitação de um artigo implica que pelo menos um dos autores se inscreva-se no SBQS, incluindo a(s) respectiva(s) taxa(s) de publicação, para apresentar o artigo durante o evento e que disponibilize o material solicitado pela organização geral (por exemplo, o vídeo prévio de apresentação no formato solicitado pelo SBQS). Adicionalmente, para fins de agilidade no processo de publicação, os autores dos artigos aceitos deverão preencher formulários enviados pelo coordenador de publicações do SBQS nas datas estipuladas.

Artigos submetidos ao SBQS 2021 não devem ter sido simultaneamente submetidos a outro fórum (evento científico ou periódico), nem já terem sido publicados anteriormente.

PREMIAÇÃO – MELHORES ARTIGOS

O SBQS premia o melhor artigo de cada trilha todos os anos. Os Coordenadores de Trilha, em conjunto com o Comitê Diretivo do SBQS, escolherão os artigos vencedores a partir das revisões do Comitê de Programa. Os artigos premiados são anunciados no evento.

Os autores dos melhores trabalhos são convidados para enviar versões estendidas para publicação em uma edição especial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

PREMIAÇÃO – MELHORES REVISORES

 O SBQS 2021 reconhece a disponibilidade dos revisores por dedicarem seu tempo e esforço para revisar os trabalhos submetidos. Neste sentido, o Comitê Diretivo do SBQS concederá um certificado de reconhecimento de MELHOR REVISOR aos revisores que enviarem revisões de qualidade excelentes ao SBQS 2021. A avaliação será baseada nos critérios de qualidade e utilidade das revisões, além da participação nas discussões do Comitê de Programa.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email