Gestão do Modelo

O Núcleo de Gestão do Modelo MPT.Br é responsável por coordenar as atividades do Programa MPT.Br. O Núcleo de Gestão é capitaneado por um comitê gestor formado por 3 representantes indicados pelo SOFTEXRECIFE e pela RIOSOFT. Este comitê gestor tem o apoio de diversos órgãos com composições e responsabilidades complementares. O diagrama a seguir descreve a estrutura organizacional do Núcleo de Gestão do MPT.Br.

Gestao-do-Modelo

Comitê Gestor: O Comitê Gestor é a autoridade máxima sobre o MPT.BR e suas decisões visam a sustentação operacional, institucional e financeira do programa. É responsável por todas as ações necessárias ao planejamento, execução, verificação e correções do programa, incluindo aspectos políticos, institucionais, operacionais, técnicos, administrativos e financeiros. Seus 3 membros, indicados pelo SOFTEXRECIFE e RIOSOFT, atuam de forma colegiada;

Conselho Consultivo: O Conselho Consultivo do Programa MPT.BR tem como objetivo apoiar o Comitê Gestor no planejamento das atividades anuais e no acompanhamento da execução dessas atividades. É composto por representantes do governo, da academia, da iniciativa privada e do terceiro setor interessados na melhoria da qualidade dos produtos da indústria de TIC.

Conselho Técnico: O Conselho Técnico responde pela coordenação técnica do modelo MPT.BR, podendo para tal criar sub-comitês e fóruns envolvendo organizações interessadas, notadamente órgãos de ensino e do governo. Suas responsabilidades específicas são:

  • Aprimorar continuamente o modelo MPT e seus Guias específicos;
  • Validar as avaliações efetuadas;
  • Emitir parecer que subsidie decisão do Comitê Gestor sobre o credenciamento de Instituições Implementadoras do MPT.BR e Instituições Avaliadoras;
  • Monitorar os resultados das Instituições Implementadoras e Instituições Avaliadoras, emitindo parecer propondo ao Comitê Gestor o seu descredenciamento no caso de comprometimento da credibilidade do Modelo MPT.BR;
  • Promover auditorias em avaliações já concluídas quando julgar necessário.

Unidade Executora: A Unidade Executora é braço administrativo e organizacional da gestão do MPT.Br. São responsabilidade da unidade executora:

  • Emissão dos certificados de resultado das avaliações;
  • Manutenção dos registros e cadastros de organizações avaliadas;
  • Manutenção dos registros e cadastros de instituições credenciadas como implementadoras e avaliadoras;
  • Manutenção dos registros e cadastros de profissionais credenciados como implementadores e avaliadores;
  • Manutenção do site do programa MPT.BR.

Além destes órgãos o MPT.Br é composto por um conjunto de instituições credenciadas a atuar como implementadoras e/ou avaliadoras do modelo.

Print Friendly, PDF & Email